terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Não troque o Cordeiro pelo coelho!!!


Datas Comemorativas: 

Páscoa: Alerta e Informações

A Páscoa nada tem a ver com coelhinhos e ovos de chocolate, cuja mensagem é a do comércio que se fortalece numa festa em que o significado bíblico é o último a ser lembrado.

Simbologias da Páscoa:

 Ovos – Podem ser de pato, galinha e até avestruz. Esotericamente representam o início de uma nova vida

 Chocolate – Matéria-prima escolhida por ser bem aceita pelo consumidor

 Coelho – Simbologia da fertilidade, se tornaram amuletos de sorte.

Os adultos não devem esquecer-se que o verdadeiro sentido da celebração deve ser ensinado às crianças antes da distribuição dos ‘ovos’.

Comer chocolate/ovos não é pecado. É pecado acreditar que isso é a Páscoa

Contextualizando a Páscoa
(Êxodo 12)
            Deus queria libertar seu povo da escravidão do Egito, mas Faraó não concordava. Deus então enviou pragas para o Egito a fim de convencer Faraó, mas ele não mudava de ideia.
            Recordando as pragas: 1ª) Água se transformou em sangue;  2ª) Rãs; 3ª) Pó da terra transformado em piolhos; 4ª) Moscas; 5ª) Peste nos animais;  6ª) Úlceras; 7ª) Chuva de pedras; 8ª) Gafanhotos; 9ª) Sol escureceu por três dias.
            Então Deus mandou Moisés anunciar a 10ª praga a Faraó: O filho mais velho de cada família seria morto, inclusive dos animais.
Antes que Deus enviasse a última praga ao Egito, ordenou a Seu povo que fizesse uma série de coisas: comer carne assada de cordeiro e pão, calçar as sandálias, ficar com o cajado nas mãos (era o bastão que os pastores usavam para conduzir as ovelhas), já vestido, pronto para viajar. Mas, porque será que Deus estava pedindo essas coisas? Porque Deus os tiraria do Egito.

Deus mandou, também, que as famílias de Israel colocassem o sangue do cordeiro nos portais das casas (lado de cima da porta), para que seus primogênitos não fossem mortos. Esse era o sinal para marcar as casas dos israelitas. Deus disse a Moisés: "Porque o Senhor passará para ferir os egípcios; quando vir, porém, o sangue na verga da porta... passará o Senhor aquela porta, e não permitirá ao destruidor que entre em vossa casas, para os ferir" ( Êxodo 12:23). O povo não poderia desobedecer a esta ordem, para que seus filhos não morressem.

Essa preparação para o povo sair do Egito, Deus chamou de Páscoa. E quando os israelitas entrassem na Terra Prometida, eles deveriam fazer uma festa para comemorar aquele dia. Foi a primeira Páscoa. Até hoje os israelitas comemoram a Páscoa. Nós também comemoramos a Páscoa, mas ela não tem nada a ver com coelhinhos ou chocolates, mas é para lembrar que Jesus morreu e derramou Seu sangue para nos salvar do pecado, e depois de três dias Jesus ressuscitou.

 


 

 

 

 

 

Nenhum comentário :

Postar um comentário